quarta-feira, 23 de junho de 2010

História de Fundação do 12º G.E. "Dom Severino Vieira de Melo"


ORIGEM DO NOME

Segundo alguns chefes da época, como o grupo teria sido fundado na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, conveniente se lhe deu o nome do 1º Arcebispo do Piauí, hoje sepultado na catedral de Nossa senhora das Dores na praça Saraiva. Mais em Teresina desde a década de 60 praticamente, no ano de 1969, já existia um grupo com o mesmo nome, como este extinguiu-se, o nosso recebeu o seu nome, ainda pelo mesmo motivo por volta de 1974 a 1976 o movimento de casais na Paróquia da Vermelha já era forte e consciente. Um dia alguém que segundo relatos teria sido o Pe. Carvalho, pediu uma ideia aos participantes sobre qual seria a maneira de engajar, seus filhos em movimentos de jovens, surgiu então a ideia de um grupo de jovens (ainda hoje existente) e um grupo de escoteiros, proposto pelos senhores Ludjero Simeão e José Flamarion que assumiram os trabalhos sob o patrocínio da Paróquia, entretanto este patrocínio foi apenas simbólico.

A FUNDAÇÃO

O Grupo de Escoteiros Dom Severino passou por dois estágios: o 1º estágio no período de 1966 a 1976 e o 2º estágio no período de 1976 aos dias atuais.

1º Estagio

No dia 09 de Maio de 1966 é fundado o Grupo de Escoteiros Dom Severino Vieira de Melo. Neste dia, o grupo constava com uma Alcatéia de 08 lobinhos e a sua chefia com um número de 04, a Tropa de Escoteiros foi fundada a 04 meses depois, já contando com 08 escoteiros. Quando este levantamento foi feito em 1984 os aniversários do grupo eram comemorados não no dia 09 de maio, mas em 24 de Abril, data de reabertura do grupo em 1976.

Ainda no 1º estágio de fundação do grupo, houveram vários relatórios, ofícios, comunicações e convites.

O 1º relatório foi sua fundação relatando:

  • O dia, mês, ano de sua fundação que é de 09 / 09 / 1966;
  • Fundação da Alcatéia com 08 lobinhos e 04 chefes;
  • Os acampamentos realizados;
  • E as atuais dificuldades do grupo.

O 2º relatório relata ao comissário Reginaldo que o grupo escoteiro Dom Severino é constituído de duas tropas básicas, sejam Tropas de Sênior e Tropa Escoteira contando com 50 a 55 escoteiros, sendo que existia 25 uniformizados com exceção da chefia. E relatando também que as reuniões da tropa básica são feitas aos domingos pela manhã às 8 horas, no sítio Sôssego, e as reuniões de lobinhos saõ feitas aos sábados às 16 horas, no Centro Pastoral Nossa senhora de Lourdes, no Bairro Vermelha, o relatório foi feita há 18 de Setembro de 1970. Houve várias comunicações, a qual era comunicar ao comissário regional que o Grupo Escoteiro Dom Severino irá fazer acampamentos de férias. As comunicações eram do ano de 1979.

2º Estágio

Algumas controvérsias repercutiram sobre a fundação do grupo, devido as reaberturas feitas em 1976. O aniversário do grupo estava sendo comemorado no dia 24 de abril e foi feito outro levantamento no qual consta que o grupo foi fundado no dia 23 de Maio de 1976.

O 1º registro na UEB, o Grupo de Escoteiros Dom Severino Vieira foi o último da Região do Piauí e do Distrito de Teresina a se registrar na UEB. O distrito contava com o número de 12 grupos de escoteiros e o Dom Severino era o 12º grupo.

Em 24 de Maio de 1976 o grupo contava com as seguintes quantidades de membros:

  • Chefia: 05 membros
  • Comissão Executiva: 04 membros
  • Alcatéia: 10 membros
  • Escoteiros: 16 membros
  • Seniores: 08 membros

O grupo tinha um total de 43 membros todos registrados. Segundo relato chegou a ter 2 Alcatéias.

O LENÇO

O lenço do grupo foi baseado em uma fotografia de um lenço de um grupo escoteiro estrangeiro, segundo relato.

O lenço se divide em duas partes em formato triângulo, que junta as duas partes formando um triângulo isósceles em que um lado é vermelho e o outro branco. O vermelho para a esquerda e o branco para a direita, no lado branco passa-se uma faixa vermelha na base maior do triângulo do lado de for a 2,5 cm de borda, e do lado vermelho uma faixa branca com as mesmas medidas e distâncias da anterior.

As cores vermelha e branca, a vermelha representa o sangue e a Santa Sé, o branco representa a Paz.

A CHEFIA

Em 1976 o grupo escoteiro contava com a seguinte chefia:

  • Chefe do Grupo: Ludjero Simeão S. Filho
  • Chefe da Tropa Escoteira: Antonio Gomes Araújo
  • Sub-Chefe a Tropa Escoteira: José Flamarion Moura
  • Akelá: Laura Mendes de Oliveira
  • Baloo: José Oscar Carvalho Oliveira

Em breve continuaremos a história, falando da década de 90 e 10 dos anos 2000.

Aguarde.

Sempre Alerta para Melhor Servir!

Um comentário:

  1. PARABENS CHEFIA, AGORA TEMOS DOIS SITES DE INFORMAÇÕES PARA O ESCOTISMO.

    ResponderExcluir