quarta-feira, 23 de junho de 2010

História do Escotismo Mundial

O escotismo começou na ilha de Brownsea, no canal da mancha, na Inglaterra, realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, onde ensinou técnicas como primeiros socorros, observação e orientação.
Entusiasmado com o bom resultado deste acampamento, BP começou a escrever um livro chamado "ESCOTISMO PARA RAPAZES" que foi publicado em 1908.
A recepção das idéias de BP foi tanta que em poucas semanas, centenas de patrulhas escoteiras estavam formadas praticando o escotismo. Chegou na América do sul em 1908, no Chile, e no Brasil em 1910, no Rio de Janeiro.
Ainda em 1909, mais de10.000 jovens realizaram uma exibição de suas perícias escoteiras no famoso palácio de cristal, em Londres. Nessa reunião histórica, os rapazes formavam a maioria, mas pequenos grupos de moças também compareceram. Elas apelaram para BP para que as inscrevesse como escoteiras.
Ainda em 1910 é criado o escotismo do mar, bem como surgem dentro do Movimento as "Gilrs guides", ou seja, as Guias Escoteiras .A partir de 1912, BP passa a viajar pelo mundo divulgando e unindo o escotismo.
Foi em 1916 que, a pedido das crianças menores que queriam fazer parte do movimento escoteiro, BP cria o ramo Lobinho, baseado no livro da jângal.
Em 1917 é constituído informalmente o primeiro Conselho Internacional da associação de guias da Inglaterra.
Em 1930, Lady Olave Baden-Powell era aclamada chefe mundial, a função que exerceu até 1976 quando veio a falecer.
A ultima presença publica de BP foi em 1937, no 5 Jamboree Mundial em Vogelezang, Holanda, depois viajou para o Quênia onde se fixou em 1938 e construiu uma residência com sua irmã Lady Olave. Foi no topo de uma montanha no Quênia cercado de florestas e montanhas onde Baden Powell morreu .


Badem Powell - Fundador do Movimento Escoteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário